Nem tudo em Madri se resume a paella, tapas ou empanadas. Sempre que vou a essa cidade tenho hábito de fazer uma volta que começa na descida da Gran Via em direção à Praça de Espanha, seguindo pelo Palácio Real e a Ópera de Madri para depois chegar até a Plaza Mayor e me deslumbrar com o suntuoso conjunto arquitetônico que compõe o lugar. Logo à frente chega-se à fervilhante Portal do Sol, identificada pelo letreiro do Tio Peppe (que fica em cima de um dos prédios da praça) e pelo vai-e-vem de milhares de pessoas que passam diariamente por lá.
Perto dali está uma das mais tradicionais e antigas (senão a mais) chocolateria da cidade: Chocolateria San Inez, que fica na travessa com o nome da mesma santa. Uma casa comercial cheia de garçons mexicanos que tem como especialidades o churros e o chocolate quente, sugestão que me foi dada por um maleteiro de hotel da Gran Via. Confira: www.chocolateriasangines.com

Não se acanhe em pedir uma "porra" com chocolate pois o significado da palavra não é igual ao do nosso idioma.
Desta última vez resolvi quebrar a rotina e parti para um passeio na direção contrária, rumo à Praça Sibelis, atravessando a Porta de Alcalá na direção do bairro de Goya. No meio do caminho subindo a Calle de Alcalá, do lado direito avistei o monumental parque Bom Retiro, uma área de lazer gigantesca quase nas proporções do Central Park de Nova York e onde os madrilhenhos costumam nas tardes ensolaradas de primavera fazer piqueniques, namorar, correr, caminhar, remar, etc, etc.
Do meu lado da rua passei por pequenos restaurantes e cafeterias com mesas na calçada e um montão de gente bebendo, comendo e fumando (Nossa!!! Como fumam!!!).
Em um deles, que na verdade funciona no porão de uma casa, me chamou a atenção por causa do letreiro, que dizia: "A MELHOR TORTA DE CHOCOLATE DO MUNDO". Parei para conferir. Desci as escadas e me deparei com um ambiente aconchegante e muito criativo.
Lustres com luminárias exóticas feitas com cafeteiras e xícaras além de pratos de papel pintados no estilo português grudados na parede do lugar.
As mesas eram feitas com tampos que pareciam portas reaproveitadas e para completar, atendentes muito atenciosos. Quando pedi a tal torta para provar não levei muita fé na ideia que o letreiro queria vender, porém, quando dei a primeira mordida tive a certeza que estava mesmo de frente para a melhor torta de chocolate que já comi até hoje.
Não tenho certeza se realmente é a melhor do mundo mas posso garantir que nunca comi algo tão diferente e tão delicioso. Uma massa absurdamente leve e com uma textura exageradamente apetitosa que deixava a boca cheia d'água. Fiquei tão desconcertado que quase esqueçi as minha coisas na loja. Um dos rapazes teve que levar minha mochila até a rua para me devolver. Acho que foi o efeito do chocolate. Descobri através da internet que também tem uma loja deles no Brasil.
Cofira no site http://lamejortartadechocolatedelmundo.com/
Um outro lugarzinho diferente é o Mercado San Miguel, bem ao lado da Plaza Major. É um mercado de verdade onde você pode comprar frutas frescas ou comer uns tapas. Não esqueça de provar os presuntos.
Madri é assim mesmo. As surpresas estão por todas as partes e se você não se aventurar pela cidade poderá perder muito do que ela tem para oferecer. "Vale"?