TURQUIA - INÍCIO DE VIAGEM


     Retornei ao Brasil no início de fevereiro de 2010 após quase um mês de férias visitando países que nunca imaginei pisar. Geralmente, quem elabora nossos roteiros de viagem é minha esposa e eu fico sempre muito grato a ela já que não tenho preferências em visitar esse ou aquele lugar. Para mim, todos os lugares são interessantes e deles sempre acrescento alguma coisa em meus conhecimentos. Confesso que nem sempre concordo de primeira nas escolhas dela, mas sabem como é...

     Dessa vez escolhemos dois países: a Turquia e a Grécia. Lugares repletos de história, cultura, paisagens dislumbrantes, curiosidades e muitas outras coisas. São distantes, mas valem à pena visitar. Vou começar falando da Turquia e pretendo passar para todos um diário de viagem, dando dicas, relatando situações e comentando sobre o que vimos. Espero que todos aproveitem e curtam esses lugares maravilhosos.


     A Turquia é um país localizado entre a Europa e a Ásia. Banhado pelos Mares Mediterrâneo (sul), Negro (norte), Egeu e Mármara (oeste), possui uma extensão territorial de 783.562 km² onde vivem aproximadamente 70.500.000 habitantes. A lígua oficial é o turco ( difícil de faler, impossível de entender e complicado de escrever). A capital, como muitos pensam, não é Istambul!!! AnKara é a capital federal, que fica na parte asiática do país. A religião principal é a Islâmica (99% da população) e a economia está para dar um saldo quando o país conseguir desfrutar as vantagens em ser membro da União Européia (ou não!)

     Começamos nossa viagem pela Turquia por Istambul. Percorremos quase 2.800 Km de ônibus, passando por cidades onde a história ultrapassa 5 mil anos. Visitamos Tróia, Pergamo, Éfeso. Conhecemos as famosas piscinas naturais de Pamukkale e os vales da Capadócia. Fomos ao grandioso mausoléu de Mustafa Kemal, o Atatürk ("Pai dos Turcos" é a tradução), aquele que libertou os turcos do domínio Otomano, constrído na capital Ankara. Estranhamos a comida apimentada e os doces açucarados ao extremo, mas logo acostumamos (confesso que sinto falta do paladar exótico) e megulhamos na cultura local através da música e da dança. Podemos decifrar um pouco os mistérios da religião islâmica (nosso guia era mulçumano e acabou nos ensinando muito) e da beleza das mesquitas.


     Então vamos lá!!! Daqui para frente começa nossa viagem pela bela e exôtica TURQUIA.